Boletins Informativos

 

Presidente do CMDCA reuni com autoridades

de Campestre para buscar soluções aos

delitos ocorridos atualmente na cidade

 

 

Nesta Segunda-Feira (17/11/2014), o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luiz Fernando Andrade, reuniu com o Promotor de Justiça da Comarca de Campestre, Doutor Danilo Tartarine Sanches, com a Delegada de Policia Civil, Doutora Geny Rodrigues Azevedo, com o Tenente da Policia Militar, José Irys Rodrigues da Cruz, com a Vereadora Maria Helena Lago, com o Secretário de Ação Social Gildo José Nogueira e também representantes de entidades que trabalham com crianças e adolescentes, dentre eles, CRAS, CREAS, APAE e Conselho Tutelar.

 

Luiz Fernando Andrade iniciou a reunião expondo os fatos que preocupam a atualidades, sendo eles delitos que já vem ocorrendo e que atualmente estão tomando uma dimensão gigantesca, na qual salienta que uma medida precisa ser tomada de imediato para não perder o controle e tentar diminuir os delitos ocorridos com frequência.

 

O Promotor de Justiça Dr. Danilo Tartarine orientou a todos os presentes sobre as medidas que devem ser tomadas, e explicou qual se aplica em qual caso encontrado. Também fez uso da palavra a Delegada Dra. Geny Rodrigues Azevedo na qual expos sobre os delitos cometidos, sobre os crimes, e sobre a ação tomada no momento que os Conselheiros forem acionados.

 

Traçando objetivos a serem buscados em curto prazo, todos os presentes compromissaram em desempenhar no assunto, tendo cada um uma atribuição e metas a serem cumpridas.

 

Além das assuntos deliberados, o Presidente Luiz Fernando Andrade reforçou com os presentes a data da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente marcada para o dia 05 de Dezembro, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.

 

Fonte: Assessoria do CMDCA

 


 

CMDCA de Campestre fixa data para Conferência dos Direitos

da Criança e do Adolescente e Divulga Calendário de Atividades

 

 

Nesta Terça-Feira (09/09/2014), foi realizado, no Clube de Mães de Campestre, a reunião Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Campestre, na qual através de deliberações foi aprovado por todos a data para realização da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo a mesma a ser realizada no dia 05 de Dezembro ainda deste ano.

 

A plenária, contou com presença em massa dos conselheiros, estando presentes mais de 15 entidades representadas pelo poder Governamental e Não Governamental.

 

O Presidente Luiz Fernando Andrade apresentou em pauta, o projeto que envolve um final de semana com atividades direcionadas a Crianças e Adolescentes no município, contando com apoio de várias entidades e principalmente as escolas da rede municipal e estadual, sendo o evento marcado para realização na segunda semana de Novembro.

 

Na reunião, também foi apresentado o relatório do saldo bancário do FIA, que segundo o Presidente Luiz Andrade já esta disponível na conta o valor de R$6,669,00 Reais, na qual segundo ele ainda será debatido nas próximas reuniões a destinação do recurso.

 

Foi apresentado aos conselheiros, um modelo de Carteirinha, que após efetivação do cadastro individual de cada conselheiro, todos serão munidos da carteirinha para uma melhor apresentação em cursos e capacitações, como também para eventos e representações.

 

Além das assuntos deliberados, foi iniciado a apreciação do novo Regimento Interno do CMDCA, ficando para ser aprovado na próxima reunião que segundo o Presidente deverá ser ainda este mês em convocação Extraordinária devido ao curto prazo para programar as ações do Calendário Divulgado.

 

Fonte: Assessoria do CMDCA
 


 

 Luiz Fernando Andrade é reeleito Presidente do CMDCA de Campestre

por unanimidade dos votos

 19/08/2014

Foi realizada hoje (19/08/2014) no Clube de Mães de Campestre, a reunião Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Campestre, que segundo a pauta seria realizado uma assembleia geral para Eleição da nova diretoria que irá coordenar o conselho pelos próximos dois anos.

 

Iniciando a reunião, Luiz Andrade fez uma previa de sua administração a frente da Presidência pelos últimos dois anos, na qual em forma de relatório expos a todos conselheiros presentes os objetivos conquistados e os pontos falhos que segundo relata, deve ser prioridade para a próxima gestão.

 

Foi informado em plenária, que o CMDCA de Campestre já foi notificado pela 1ª Vara do Tribunal do Trabalho, que foi autorizado um repasse no valor de R$ 6.693,09 Centavos, valor este que será recebido via Fundo da Infância e Adolescência, que já encontra em funcionamento.

 

Finalizando o relatório apresentado, Luiz Andrade relatou que seu mandato venceu no dia 11/Agosto/2.014, e solicitou aos conselheiros que apresentassem alguma chapa para pleitear o cargo, na qual, por unanimidade dos votos, Luiz Andrade foi reconduzido ao cargo pelos próximos dois anos.

 

A posse da diretoria que responderá pelo CMDCA até 2016 foi dada de imediata, sendo a nova diretoria constituída por: Presidente: Luiz Fernando Andrade, Vice– Presidente: Gisselma da Silva, 1º Secretário: Lívia Nogueira Melo de Carvalho; 2º Secretário: Valéria de Melo Barbosa Silva; 1º Tesoureiro: Cintia Caixeta Policarpo e 2º Tesoureiro: Maria do Carmo Marçal.

 

Além da posse também foram discutidas prévias mudanças no CMDCA a serem realizadas ao longo do mandato mostrando assim ser atuante na sociedade para o bem estar da sociedade com a presença dos adolescentes e crianças, dentre elas, importante ressaltar a criação das Comissões Temáticas, cujo objetivo de nortear e aprimorar com rapidez o resolver dos fatos que vierem a ser apresentados.

 

Luiz Andrade ressalta que “o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com certeza teve pontos muitos pontos positivos e progrediu durante os dois últimos anos, porém afirma que muito tem de ser feito, pois regulamentou muita coisa, e agora falta colocar a mão na massa”. Finaliza o presidente reeleito.

 

Site

 

O presidente do CMDCA apresentou aos conselheiros presentes o novo site do conselho, que abrange vários campos como instrução, documentos, assuntos pertinentes ao Conselho Tutelar, legislações que regem tanto o Conselho Tutelar como o CMDCA, como também, noticias voltadas a crianças e Adolescentes no Município dentre outros.

 

O endereço para acessar o site é www.campestre.mg.gov.br/cmdca.

 

 

Fonte: Assessoria do CMDCA

 

 

 


 

CMDCA realiza entrega de certificado a entidades inscritas no

ano de 2014 e Lança campanha contra o “RACISMO”

 

Campestre, 27/05/2014.

 

No dia Vinte e Seis de Maio, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luiz Fernando Andrade, realizou nas dependências da Casa da Criança de Campestre a entrega de certificado de inscrição das entidades cadastradas no conselho no ano de dois mil e quatorze, sendo elas: 1º Associação Beneficente Lar do Menor “São Camilo de Lellis”, 2º Casa da Criança e 3º Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

 

 Esteve presente o Presidente do Lar do Menor – Sr. Marcos Dias, juntamente com a Coordenadora Sra. Carla Patricia Policarpo e a Assistente Social Maria Ferreira. Representando a Casa da Criança o Sr Fábio Borges Rugani e a Coordenadora Sra. Josiane Martins e Representando a APAE a Vice Diretora Sra. Rosalba Moreira.

 

O Presidente do CMDCA iniciou a solenidade salientando a importância do cadastro das entidades no Conselho, pois segundo o mesmo, esta inscrição vem se fortalecendo desde o ano de 2013, e segundo o mesmo, a partir deste ano de 2014 com o Fundo da Infância e Adolescência o “FIA” já em pleno funcionamento, o conselho já esta apto para receber recursos e juntos celebrar convênios e projetos que visam como publico alvo crianças e adolescentes de nosso município. Segundo Luiz, esta prevista uma doação de aproximadamente seis mil reais, na qual solicitou as entidades inscritas, que inscrevam projetos para solicitar o custeio dos mesmos e explicou brevemente o funcionamento e a celebração desses custeios.

 

Em sequencia, o presidente do Conselho realizou a entrega formal dos certificados as entidades, e aproveitou o momento para lançar a campanha contra o “RACISMO”, onde juntos com as entidades, entregou um breve roteiro de como terá que ser desenvolvido o projeto e firmou uma data de entrega para o relatório de realização do mesmo acompanhado do relatório fotográfico.  Em seguida todas as entidades assinaram um termo de compromisso comprometendo a aplicação e elaboração do projeto relacionado ao tema racismo.

 

Finalizando a solenidade, Luiz agradeceu a presença de todos, e reforçou a parceria entre do Conselho e as Entidades que segundo ele, trabalham por uma mesma causa, a melhoria das condições e melhor estruturação para as crianças e adolescentes do município de Campestre.

 

 Fonte: Assessoria do CMDCA

 Fotos: Águia Notícias.

 

 


 


Conselho Municipal da Criança e Adolescente se reuni para

debater assuntos de Menores Infratores, Entidades que

envolvam Crianças e organização do Trabalho em Rede no

Município

 

Campestre, 27/04/2014.

 

No dia vinte e quatro do mês de Abril, os conselheiros que compõe o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniram no Clube de Mães para debater diversos assuntos ligados as crianças e Adolescentes do Município de Campestre. Na reunião, deu inicio o presidente expondo a pauta, na qual debateram sobre a abertura do FIA - Fundo para Infância e Adolescente que receberá doações, e também multas aplicadas que serão destinadas ao fundo, que por si, será responsável em aplicar os recursos em projetos e ações destinadas a crianças e adolescentes do município.

Segundo a Conselheira Tutelar responsável pela abertura do FIA, o mesmo já se encontra em processo de finalização bancária, pois todos os documentos exigidos pelo Banco do Brasil já foram encaminhados para avaliação do Banco, e segundo a Conselheira Sra Maria Ferreira o mesmo devera entrar em vigor ainda neste semestre. Aproveitando o assunto, o presidente do CMDCA Sr Luiz Fernando Andrade, expôs que foi contactado pela Presidente do Conselho de Segurança Pública Sra Herminia Bráulio, onde segundo ele, Herminia o questionou se o FIA já estava em funcionamento podendo receber verbas, pois era de seu conhecimento que um individuo campestrense tinha recebido uma multa de mais ou menos seis mil reais que poderia ser depositado no Fundo para Infância e Juventude, na qual o presidente expôs o fato aos conselheiros e solicitou urgência na abertura do mesmo.

Dando procedência na reunião, foi eleita a Comissão Temática de Avaliação de Cadastro de Entidades e Projetos referentes a Criança e Adolescente do Município de Campestre, conforme Portaria nº001/2014, publicada na data de 24 de Abril de 2014, na qual expõe diretrizes e parâmetros para procedimentos da Comissão na Aprovação e Reprovação tanto das entidades como nos projetos ora cadastrados.

O Presidente empossou os quatro conselheiros eleitos por maioria dos votos, sendo eles: Cintia Caixeta Policarpo – Representante da Secretaria da Fazenda; Gisselma da Silva – Representante da Secretaria de Ação Social; Maria Conceição Borges – Representante do Fórum; Monalisa Nery Bassoto – Representante da Secretaria de Ação Social; na qual deverão cumprir o mandato de um ano na referida comissão.

Procedendo a reunião, foi debatido os delitos acontecidos em campestre, tais como furtos e roubos realizados pelo menor infrator M.A.R. 16 Anos, na qual já esta esgotado todos métodos de trabalho social, reeducação na sociedade, repreensão, punição. Pois o mesmo fortalece a cada dia, e já é de conhecimento tanto da Promotoria como do Juiz da Comarca de Campestre, onde os mesmos só aguardam uma vaga em uma Casa de Abrigo para detenção do mesmo, sendo este conselho sem mais condição para trabalhar no caso.

Finalizando, o Presidente questionou alguns conselheiros sobre a implantação do Projeto PAIR no município de Campestre, pois segundo ele, uma pessoa deve gerir a implantação e acompanhamento do projeto, pois uma pessoa deve nortear rumos, marcar reuniões, plantar ações e colher frutos, e não deixar parar o fluxo do trabalho em rede, na qual marcaram uma reunião que acontecera em caráter de urgência para debater o assunto do PAIR especificamente com o CRAS e o CREAS.

Fonte Assessoria do CMDCA.